sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Alguns exemplos de horta em casa



Image

Hortas caseiras realmente estão na moda. Hoje, devido à grande divulgação de técnicas de agricultura sustentável, se tornou uma tarefa fácil plantar hortaliças e verduras em nossas casas. No Rio de Janeiro, moradores do Morro da Babilônia também aderiram a essa prática e estão plantando hortas orgânicas nos telhados de suas casas para melhorar sua alimentação e aumentar a renda familiar.
A capacitação para a cosntrução de pequenas hortas orgânicas foi realizada pela associação civil “Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável” (CEBDS), que ensinou durante seis meses técnicas para o desenvolvimento de hortas urbanas sustentáveis nos telhados e nos quintais de suas casas.
Segundo o aluno Luiz Alberto de Jesus (52 anos) – agora temos uma ferramenta que nos dá a oportunidade de empreender um negócio, cuidar da nossa dieta e ensinar ao resto da comunidade. O morador fez no telhado de sua casa uma plantação de alfaces, tomates, rúcula e outras hortaliças, e as fertiliza com adubos artesanais que aprendeu a preparar durante o curso.
Image
Essa iniciativa não é só o pontapé inicial de um novo negócio, mas também tem forte influência na melhoria da educação alimentar da comunidade.  Para o presidente da Associação de Moradores de Babilônia, Carlos Antonio Pereira, a capacitação “recupera a personalidade original das favelas”, formadas por imigrantes de zonas rurais do país que chegavam a Rio em busca de emprego.
Segundos os idealizadores do projeto, a ideia é expandi-lo para outras favelas do Rio. Gostou da matéria? Divulgue e amplie essa informação!
Image
Equipe Ambientalistas em Rede
 Fonte: http://ambientalistasemrede.wordpress.com/2012/09/14/hortas-organicas-viram-moda-em-favela-do-rio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário