segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Me interessei por esse modelo de horta em peneus





Técnica para virar o pneu




"Viver e conviver: todos os seres vivos em harmonia" - Educação Ambiental

Projeto de Educação Ambiental

Desde 2009 o projeto Educação Ambiental vem sendo trabalhado em nossa escola, em parceria com a ONG Mais Vida, com alimentação saudável e culinária com lanche natural na escola. Em 2010 iniciamos a nossa Horta em Pneus, já que dispomos de pouco espaço. Agora, em 2011, nosso grande desafio é continuar a desenvolver a Horta em Pneus juntamente com nossos alunos, a ONG Mais Vida e a Horta São Luís (dos proprietários Alexandre e André), que visitamos no mês de agosto.

O Projeto de Educação Ambiental com a Horta em Pneus na escola é um trabalho grandioso, pois é um tema rico que possibilita ao professor a abrangência de vários eixos: envolve a participação direta dos alunos, além de contribuir para a alimentação saudável e equilibrada, estimulando o consumo de hortaliças. Ainda, as atividades desenvolvidas na horta contribuem para a formação da consciência de respeito e cuidado; da necessidade de se conservar o meio ambiente; o desenvolvimento de valores importantes, como a percepção da solidariedade, fundamental para o trabalho em grupo. Enfim, estimula o cuidado na busca da melhoria da qualidade de vida humana e a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos, buscando despertar em nossos alunos, bem como em toda comunidade, o interesse pela natureza como parte da vida.

AÇÕES JÁ REALIZADAS EM 2011
- Reunião com a Sala Verde Pindorama e os gerenciadores do Projeto Educação Ambiental;
- Reunião com a ONG Mais Vida e gerenciadores do Projeto;
- Reunião do nutricionista Elmis e a psicóloga Valquíria da ONG Mais Vida com os pais e responsáveis;
- Teatro de fantoche com o nutricionista Elmis sobre a importância da alimentação saudável;
- Preparação com decoração dos pneus para o plantio, onde cada classe ficou responsável por plantar em um pneu, como: beterraba, alface, cenoura, pimentão e chicória;
- Cuidar das hortas;
- As primeiras colheitas;
- Explicações com a merendeira referente à higienização;
- Visita à horta São Luís com apoio dos proprietários Alexandre e André.

VISITA À HORTA NO SÍTIO SÃO LUÍS 
Juntamente com os assistidos da ONG Mais Vida, nossos alunos foram à horta. Durante a visita ouvimos explicações do Sr. Alexandre referente ao cultivo das hortaliças, e explicações do nutricionista Elmis da ONG Mais Vida quanto ao aproveitamento total dos alimentos, como no caso da beterraba, onde utilizamos até as folhas. As lições aprendidas, o envolvimento dos alunos, educadores e dos assistidos no local foi fundamental. Todas essas atividades foram coordenadas pelo nutricionista Elmis no período da manhã e no período da tarde pela professora Viviane, juntamente com o Sr. Alexandre; foi um dia de muita diversão e interação com toda a comunidade escolar e, assim, com os pais participando das ações da escola desde o início, o sucesso destas atividades é garantido.

Vale ressaltar que a comunidade escolar está surpreendida com os resultados adquiridos pelos alunos durante a construção e manutenção da Horta em Pneus, e tudo isso aconteceu em decorrência de um processo de aprendizagem significativa através de uma educação que oportuniza os alunos a participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem, permitindo a participação de todos da escola. A importância da horta contribui tanto para o enriquecimento das aulas dentro da sala como para a dinamização do ensino fora dela, pois o envolvimento dos alunos é muito grande nesse processo, começando no planejamento do local ao plantio, manutenção, colheita e consumo das hortaliças.

Contamos com parcerias importantes nesse ano de 2011, como a Sala Verde Pindorama, A ONG Mais Vida, Sítio São Luís, Coan, professores, funcionários e comunidade. Essas parcerias contribuem muito para potencializar as ações na Educação Ambiental. O Projeto Horta em Pneus foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças na escola e comunidades do seu entorno, por meio da horta escolar, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.


Fonte:http://nelsoncarrozzo.blogspot.com.br/2011/09/viver-e-conviver-todos-os-seres-vivos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário