domingo, 10 de março de 2013

Brotos orgânicos produzidos na cozinha

Essa é uma ótima opção para incrementar a alimentação!
Os brotos são cheios de energias para nos fornecer, além de estarem livres de agrotóxicos.
O link abaixo é de um video que assisti, gostei, mas não estou conseguindo postálo devidamente, como os demais. Vale a pena copiar e colá-lo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SJJoGO6hRoc






Esse video indica germinar as sementes usando a técnica dos 2 pratos:


E esse vídeo mostra como germinas as sementes na terra usando pequenos recipientes:




Como germinar grãos: 

  1. Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
  2. Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
  3. Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
  4. Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
  5. Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.


Grãos germinadosGrãos germinadosFonte: "Você sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus




A alfafa (Medicago sativa), também conhecida por luzerna, é uma leguminosa perene (renovada constantemente pela natureza), pertencente à família Fabaceae e subfamília Faboideae. Originalmente encontrada na Ásia Menor e no Cáucaso. Apresentando uma grande variedade de ecotipos (sub tipos adaptados ao clima da região). Em Portugal é também chamada de Luzerna. Foi a primeira espécie forrageira a ser domesticada, devido a sua boa adaptabilidade aos mais diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regiões agrícolas do mundo e é considerada a "rainha das forrageiras" pelos norte-americanos, devido ao seu elevado valor nutritivo e por produzir forragem tenra e de boa palatabilidade (os animais a absorvem com certa facilidade) aos animais. Tendo cerca de duas a quatro vezes mais proteína bruta do que o trevo-branco (Trifolium repens) e a silagem de milho (Zea mays), alem de ser mais barata. É usada como alimento humano, seu brotos, devido ao seu alto teor proteínico e por ser um alimento de baixa caloria e de agradável sabor. Pode ser usada na forma de saladas ou sopas.

O feijão moyashi, também conhecido como broto de feijão, é um alimento com alto valor nutritivo por conter grandes quantidades de sais minerais com Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B. Os sais minerais são importantes para o organismo, pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Já as vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, à boa digestão, evitam a queda dos cabelos e infecções da pele. Na cozinha pode ser empregado de diversas formas. Basta uma aferventada e ele poderá enriquecer saladas. Fica saboroso quando simplesmente refogado, ou em molho junto com carne desfiada. Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário