domingo, 10 de março de 2013

Terapia desintoxicante do limão - A correta.




Os Benefícios do Limão

O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo. Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia:
Fruto anticansaço: além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.
Adeus, gordurinhas: aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer. Quer experimentar? Tente as duas receitinhas abaixo:
• Passe pela centrífuga ou bata, no liquidificador, 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.
• Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca) e 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva imediatamente. Tome por 21 dias e dê um intervalo de uma semana. Se desejar, repita o processo.
Os poderes curativos do fruto
Azia: Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.
Aftas: Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.
Amigdalite e faringite: Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.
Asma: Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.
Colesterol: Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.
Diarreia: Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.
Dor de dente: Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.
Febre: Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.
Gripe: Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.
Mau hálito: Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.
Náusea: Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.
Reumatismo: Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).
Soluço: Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.
Alerta geral:
1. O limão é usado em tratamentos alternativos. Ou seja, ele não substitui os métodos convencionais e as recomendações médicas. E também não garante a cura – apenas dá uma bela força a mais ao organismo.
2. Depois de manusear um limão, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita manchas na pele quando você se expuser ao sol.
Você sabia?
• O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.
• Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)
Fonte: Postado por Rosângela Barbieri








Picles de limão

No meio da explicação  ela falou sobre o picles de limão  e o mostrou.
Fiquei muito curiosa com essa receita indiana e acabei buscando na net.


Picles Indiano de Limão

Receita da milenar Medicina Ayurvédica - um tratamento exemplar para tratar problemas crônicos de digestão e úlcera. Ao estimular todas as papilas através da presença de todos os sabores, são acordados todos os órgãos do sistema digestivo e excretor, portanto, todos os sentidos.

Preparo: a receita original é com o limão siciliano, porém pode ser preparada com qualquer variedade de limão. O mais importante é que seja um limão da época, maduro e saudável.
Lavar 24 limões em água quente e enxugar com um pano limpo e seco.
Cortar 12 limões em 8 partes iguais e reservar.
Os outros 12 limões devem ser cortados primeiramente ao meio e espremidos. Reservar o suco. Cada metade já espremida (carcaça) deverá ser cortada também em 4 partes iguais.
Colocar todos os limões já cortados (espremidos e não espremidos) num pote de vidro transparente. Não pode ser de outro material.
Acrescentar a seguinte mistura de especiarias previamente moídas (ver tabela acima): 30 g de cominho semente, 30 g de coentro semente, 15 g de mostarda sementes , 8 g de pimenta-do-reino preta em grão, 4 g de noz-moscada ralada, 2 colheres de sopa de sal marinho, 4 colheres de sopa de melado.
Acrescentar o suco dos limões, tampar e agitar para impregnar todos os pedaços de limão.
Manter o pote sob luz solar direta por mínimo 30 dias.
Importantíssimo: para evitar que se formem fungos, não permitir que nenhuma água ou utensílio úmido entre em contato com o picles antes dos 30 dias do seu preparo. Durante os 30 dias é fundamental agitar o pote diariamente para favorecer a integração dos sucos e condimentos com as cascas do limão.
Função: este picles contém os 6 sabores: amargo e adstringente da casca do limão, ácido do suco do limão, salgado, doce e picante, além de outras ervas/condimentos que acordam/ativam todos os elementos e sistemas excretores. Ele tem o poder de acordar e limpar todas as papilas, por consequência todos os órgãos do sistema digestivo e excretor. Seu consumo diário impede o desenvolvimento de problemas gástricos e digestivos no organismo. Torna-se mais poderoso quanto maior seu tempo de preparo. Seu poder terapêutico também está no fato da casca, com todas as suas propriedades medicinais, ser fermentada no suco da própria fruta e no sol. Ideal usar para acompanhar o almoço.
Posologia e tratamento: ingerir 1-2 pedaços do picles, diariamente, juntamente com o almoço.
Esta receita faz parte da Oficina do Limão I e do Livro O poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Editora Alaúde
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, que fornecem indicações de uso e receitas. O fato de o limão ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário