domingo, 17 de março de 2013

Tudo sobre brotos germinados




BROTOS
Como montar o seu germinário:
Brotos são uma fonte riquíssima em aminoácidos, vitaminas e outros. Além disto, não precisam de agrotóxicos, pois são colhidos prematuramente, ainda com altíssima energia vital. A alimentação viva - ou raw food - é muito praticada em todo o mundo e pouco difundida no Brasil, embora bons restaurantes já tenham os germinados em seus cardápios. Você pode germinar vários tipos de sementes de vegetais.
Existem métodos simples, rápidos e muito eficazes, de fazer brotos em casa. Em geral, os brotos comprados em supermercados ou comidos em restaurantes naturais são plantados em terra com fertilizantes, o que os torna mais vistosos e bem maiores do que os colhidos pelo método tradicional, explicado aqui. Se você optar por adicionar fertilizante, utilize somente o orgânico, extraído da alga marinha Kelps.
O que nós precisamos, basicamente, é de uma vasilha com tampa, que sirva de mini-estufa, e de um anteparo vazado (escorredor de macarrão ou peneira) que segure os brotos sem reter a água. A umidade é essencial para os brotos, mas eles não poderiam ficar sempre molhados porque não respirariam.
Nas lojas de 1,99 , encontramos diversas vasilhas que podem servir - o quebra-cabeças é apenas na hora de encontrar o escorredor de macarrão ou a peneira, pois a borda deve servir para manter sua base suspensa (onde ficarão os brotos), ou  seja, não tocando o fundo da vasilha. Isto, porque a água que ficou nos brotos pode escorrer para o fundo da vasilha - e mantê-los molhados, podemos encontrar as duplas dinâmicas vasilha-peneira e vasilha-escorredor – a capacidade de viração própria vai fazer que seu germinário tenha um custo bem reduzido, em comparação com os vendidos.
Consiga uma vasilha de 5 litros, com tampa, e um escorredor que tenha o mesmo diâmetro dela. Veja que a tampa da vasilha deve ser furada, pois é necessário para que os brotos possam respirar. Pode fazer furos na parte lateral inferior da vasilha, logo abaixo da peneira (ou do escorredor) para que as raízes respirem. Para fazer estes buracos? Pegue uma tesoura grande, de ponta. Abra-a ao máximo. Envolva-a totalmente em duas voltas de um pano de prato, deixando apenas a ponta mais fina de fora. Agora segure-a firmemente e pressione-a contra a tampa/vasilha, girando-a vigorosamente para ambos os lados. Os diâmetros dos furos podem variar de 5 a 8 milímetros. Antes de utilizar a vasilha e o anteparo, lave-os com sabão e um bom banho de água quente (não fervente, para não derreter).



Foto de António Lino retirada de:http://apanat.org.br/blog/?p=32
Este é o método dos tabuleiros sobrepostos.

Quanto à iluminação: os brotos se adaptam melhor à germinação com luminosidade ambiente. O mais importante é que os brotos germinados mais à luz produzem mais clorofila, o que torna alguns ligeiramente mais picantes. Escolha um local arejado, iluminado e longe do alcance direto da luz do Sol para deixar as vasilhas. Outros locais podem causar mofo nos brotos e prejudicar a sua colheita. O local deve oferecer a alternância do dia e da noite, para que o ambiente natural seja recriado da melhor forma possível.
Para ajudar no empilhamento das vasilhas, pode utilizar as tampas de cabeça para baixo, mas isto em nada interfere. Pode-se utilizar também uma fruteira de metal para o empilhamento das vasilhas.
  • Não coloque suas vasilhas no chão, pois a água atrai qualquer tipo de vida - inclusive as indesejáveis. Coloque a vasilha de baixo sobre um banquinho ou mesa.
  • Ao manusear seus brotos, tenha pensamentos e sentimentos bons, pois ao final você vai literalmente "comer o que plantou".



Antes de semear: deixe as sementes de molho:

As sementes não são colocadas secas no germinário. Separe uma quantidade de sementes (uma mão medianamente cheia) e coloque-a em uma caneca ou xícara de chá alta. Cubra as sementes com água filtrada até o dobro da altura que elas alcançaram na xícara. Tampe a xícara com papel alumínio, guardanapo ou um tecido fino. Lembre-se de furar, com um garfo, o anteparo que cobre a xícara para que haja respiração. Este anteparo pode ser fixado com uma "borrachinha".
Este molho deve ser de, no mínimo, 8 horas e, no máximo, 24 horas. Alguns relataram que o molho de 24 horas dá mais energia para a germinação. Sem dúvida, pois algumas sementes já começam a brotar na própria água.
Não é preciso trocar a água da xícara. Ao retirar as sementes da xícara, não é preciso enxaguá-las. Apenas regue-as após coloca-las no escorredor ou na peneira.


Você pode fazer uma mini estufa para cultivar seus brotos, utilizando uma embalagem de bolo de padaria. Forre o fundo com uma folha de papel toalha, borrife água filtrada, coloque as sementes da sua preferência ( hidratadas por no mínimo 8 hs - num vidro com água), tampe bem a embalagem para que mantenha a umidade interna da estufa e aguarde o crescimento dos brotos. Obs: A estufa não pode ficar sob sol direto. Coloque-a num local arejado e fresco. Verifique diariamente a umidade, acrescentando água quando for necessário.
Molhando os brotos:
  • Abra a vasilha e retire cuidadosamente o anteparo com os brotos. Jogue a água suavemente sobre eles, de preferência aparando-a e espalhando-a com a mão e os dedos, gentilmente. Lembre-se: é só para umedecê-los, não para "limpá-los".
  • Para quem usa a peneira:
    • Após molhar os brotos, coloque o fundo da peneira sobre um pano de prato limpo ou um papel-toalha para que a água que fica presa entre os poros da peneira seja escoada. Se os poros da peneira forem muito estreitos, fure com um garfo na extremidade e escoe a água por lá.
  • Para quem usa o escorredor:
    • Retire o excesso de água que fica nos poros do escorredor batendo-o levemente contra a pia ou bancada.
  • Embora algumas fontes sugiram lavar os brotos até 6 vezes por dia, a experiência em Brasília-DF, que é uma região seca, é que 2 vezes por dia são suficientes para um bom crescimento. Isto varia, claro, com a temperatura e a umidade do ar de sua região.
  • Atenção: os brotos tendem a crescer também para baixo, entrando nos poros do escorredor ou da peneira. Existem duas possibilidades para lidar com esta situação:
    • Quando for lavá-los, retire-os cuidadosamente, senão elas podem se quebrar.
    • Ou, se preferir, deixe como está, pois as raízes ficam suspensas e expostas ao ar, portanto mofam menos que quando retiradas. Porém, algumas serão perdidas na colheita.
Como servir os brotos:
  • Transfira os brotos colhidos para uma vasilha funda, com água. Agite a água e os brotos vigorosamente com as mãos. Os brotos que oferecem cascas deverão soltá-las em grande parte. A agitação da água também permite limpar os resíduos metabólicos (açúcares) das superfícies dos brotos, o que evita a formação de gases no seu organismo.
  • Os sabores dos brotos não são primores para satisfazer nenhum gourmet, mas eles são tão saudáveis que uma dieta à base de brotos pode melhorar e muito a sua saúde. Portanto, experimente cada um em separado e veja quais as misturas que você mais gosta.
  • Se você ainda não está acostumado(a) aos sabores dos brotos, enriqueça a comida do dia a dia ou a salada. Alguns têm gostos mais picantes, outros mais amenos.
  • Experimente misturá-los ao Tofú (queijo de soja) com azeite de oliva e orégano (esfregue este entre as mãos antes de jogar sobre a comida).
  • Se você gosta de um toque doce, experimente cortar cubos pequenos de maçãs (sem casca e sem sementes) e misture com uvas-passas e com os brotos (inteiros). Misturar flores comestíveis ("capuxinhos") também dão um toque especial.
  • Outras boas misturas são tahini (pasta de gergelim), babaganoug (pasta de berinjela com tahini) e a própria berinjela assada no forno (asse bastante no forno, bata, sem a casca, com algumas gotas de limão e azeite de oliva, no liqüidificador). Ou seja: invente e tente! (e depois envie a receita para mim, ok? ;)
  • Brotos crus também são bons para misturar a sopas de legumes, principalmente às mais consistentes (batidas no liqüidificador) como a de abóbora com ervilhas. Experimente a sopa de brotos colhidos a 1 ou 2 dias.
  • Saladas de brotos e sanduíches, temperados a gosto, também são opções para quem não os aprecia in-natura
  • Lembre-se que todo alimento cozido perde as enzimas que ajudam na digestão, assim como boa parte da energia vital. Prefira comê-los crus ou misturados com cozidos.
Algumas dicas sobre brotos:
  • Os brotos são 80% água, portando utilize, preferencialmente, uma fonte de água filtrada para molhá-los.
  • Antes de comê-los ou cozinhá-los, lave-os com água em abundância para retirar os resíduos metabólicos. Eles podem causar gases.
  • Veja com atenção as observações sobre cada uma das sementes citadas abaixo. Algumas não podem ser germinadas.
  • Para conservar os brotos de um dia para o outro, depois da colheita, coloque-os secos em um saco plástico, retire o ar e leve-os à geladeira. Não é aconselhável guardá-los por mais de um dia ou deixá-los de fora, pois perdem podem perder facilmente. Em restaurantes, se você sentir o gosto ou o cheiro meio azedo, prefira não comê-los.
  • Misturas que você pode fazer com os brotos – gengibre e açafrão.
    • Gengibre é considerado como um supremo “digestor” de toxinas, segundo a Ayurveda (referência: Robert Svoboda, "Ayurveda: Life, Health, and Longevity", pg.130)
    • Açafrão é considerado a melhor medicina pela Ayurveda (referência: Vasant Lad and Usha Lad, "Ayurvedic Cooking for Self-Healing", pg. 216)
    • Use temperos digestivos em pequenas quantidades, em pó ou hidratados ou em brotos, como o caramono (os frutos dele), a mostarda, o cominho e a canela.
    • Use óleos naturais, que são anti-gazes: tahini (óleo de gergelim), brotos de girassol (antes de germinarem as folhas), abacate, óleo de girassol, nozes em geral.
Sementes que são utilizadas para germinar brotos:
Geralmente, qualquer semente que você compra para cozinhar servirá para germinar os seus brotos. Tenha apenas o cuidado de escolher sementes orgânicas (sem agrotóxicos), não-irradiadas (senão não germinarão) e não-transgênicas. Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e restaurantes vegetarianos e geralmente trazem a palavra "orgânica" destacada na embalagem . Desconfie de sementes que não constem como orgânicas. Além das citadas abaixo, você poderá encontrar outras opções, mas vá com calma até se acostumar ao plantio.
Abóbora  
Alfafa - Difícil cultivo. Geralmente plantada na terra. Deve ser comida apenas depois de 6 ou mais dias.
Amêndoa - Sugestão: fazer leite dos brotos. O leite de amêndoas já é uma delícia.
Amendoim - Recomenda-se retirar a casca para aumentar a digestibilidade. O amendoim deve ser in-natura, não torrado ou com sal.
Arroz - Não é todo arroz que dá bons brotos e o gosto parece não ser muito apreciado pelos vegetarianos.
Aveia - Sugestão: fazer leite dos brotos
Batatas NUNCA germine, pois a semente é tóxica!
Ervilha - Regra para qualquer broto de leguminosas:
Para comê-los crus, colha com pelo menos 7 a 10 dias de germinação, pois eles podem apresentar resíduos tóxicos se comidos antes.
Para cozinhá-los, colha-os tranqüilamente a partir do primeiro dia.
Feijões azuki / Moyashi / de corda / outros – exceto soja
Para cozinhá-los, colha-os tranqüilamente a partir do primeiro dia.
O feijão de corda é o mais gostoso, na minha opinião.
O feijão preto não é recomendado para brotos, pois é mais tóxico.
Fenugreek (Feno Grego) - Gosto amargo - Esta é uma erva que tem altas dosagens de proteína e complexo de vitaminas B. (http://www.aleitamento.org.br/adotivos.htm). Embora tenha sido muito usada no Oriente Médio para aumentar a lactação (http://www.aleitamento.org.br/adotivos.htm), foi desaconselhado este uso por uma pesquisadora norte americana.
Gergelim - Aconselha-se germiná-los sem casca, mas já ouvi que o germinam com casca mesmo. Como os brotos ficam amargos rapidamente, aconselha-se comê-los em até 1,5 dia.
Girassol - Sabor levemente picante
Grão de bico - Tende a estragar rápido (ou a falhar na germinação), portanto escolha sementes mais novas e menores.
Lentilha - A marrom é mais facilmente encontrada. A vermelha parece ser mais difícil. O broto é muito saboroso. Experimente arroz com broto de lentilha à moda árabe.
Linhaça (semente do linho) - Difícil cultivo. É considerada laxante, portanto não exagere na quantidade por refeição.
MilhoCuidado com sementes tratadas com fungicidas! O broto tem gosto de milho crú (direto da espiga)
Milho para pipoca Cuidado com sementes tratadas com fungicidas!
Mostarda
Painço (milho miúdo)Cuidado com sementes tratadas com fungicidas!
Rabanete
Repolho
Soja - Difícil cultivo. Geralmente plantada na terra. Aumenta em muito a quantidade de nutrientes após a germinação. E a soja em si já é rica em nutrientes. A indesejável quantidade de sementes transgênicas torna a soja desinteressante. Algumas tentativas de cultivo no germinário foram em vão, pois não houve o desenvolvimento desejado e ocorreu fermentação (apodrecimento).
- A Soja germinada, duplica o seu teor de provitamina A em 48 horas e atinge os 280% em 54 horas.
TomatesNUNCA germine, pois a semente é tóxica!
Trigo - São muito fibrosos para serem comidos após o segundo dia de germinação, mas há quem os aprecie logo após o primeiro dia. Ainda no período inicial, o sabor é levemente adocicado. A gramínea é uma excelente desintoxicante sangüínea (extrato coado ou sumo, misturado à água de PH alcalino - acima de 7 - e a sucos de maçã ou preferencialmente frutas cítricas). Colha-as com 5 a 10 dias, bata no liqüidificador com 100 a 200ml de água por uma a três vezes ao dia, pelo menos 1 hora antes de qualquer refeição. Uma semana a um mês de ingestão do suco de capim de trigo faz milagres! Dores de cabeça e musculares, durante a primeira semana, são esperadas por causa da liberação de toxinas armazenadas principalmente nas gorduras do corpo.
- No Trigo germinado, a vitamina C aumenta 600% nos primeiros dias da germinação, ao passo que a vitamina E triplica em quatro dias.


- Na sementes de alfafa germinada, couve, lentilhas, grão-de-bico, rábano ou feijão mongo, encontramos vitaminas do grupo B.
- Nas sementes germinadas de arroz, girassol, alfafa, centeio, trigo ou aveia encontramos também      vitamina A.
Convém referir que este tipo de alimentos constitui ainda uma das fontes raras de vitamina B12 de vegetais, tornando-se assim um poderoso aliado dos vegetarianos. Possuem ainda minerais orgânicos fácilmente assimiláveis, como é o caso do cálcio, nos germinados de sementes de girassol e de grão-de-bico. O potássio nas sementes germinadas de sésamo e de feijão mungo. Ou o ferro na alfafa e no feno grego. De salientar a extrema mais valia de os germinados não possuirem colestrol, nem praticamente gorduras saturadas. Outro elemento muito importante nos germinados é a clorofila. Possuem deste modo um elevado valor nutritivo e um baixo teor calórico.
Outros tipos de germinários
Existem vários tipos de germinários, desde manuais, passando por semi-automáticos e até totalmente automáticos. Geralmente, os automáticos chegam a alcançar custos altos e não são facilmente encontráveis no Brasil. Como o nosso clima é bem diferente do europeu e do norte americano, acho arriscado comprar um vindo destes países.
O mais fácil de fazer e de adaptar é o "saco de linho". Ele forma uma mini-estufa para os brotos germinarem. Note que o saco é preto, mas o linho provê a respiração dos brotos. O ritual é simples: coloque a boca do saco na torneira (de um filtro de parede ou com um certo fluxo d'água) e deixe a água fluir por alguns segundos por entre os brotos. Depois, pendure novamente o saco em algum lugar arejado, sem vento e sem incidência direta da luz do Sol. Alguns brotos se adaptam bem, mas outros mofam rapidamente. O aconselhável, para quem quer utilizar este método, é colher os brotos antes que haja qualquer mofo, ou seja, de 1 a 4 dias do início da germinação.
Fontes:
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqAkAB/foco-novo-brotos
http://otapetecolorido.blogspot.com.br/2012/03/alimentos-germinados-alimentacao-viva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário